Busca
A B C D encantado da infância

UTE CRAEMER* 

Criar um alicerce de vida estável para cada criança é a nobre meta da Aliança pela Infância: aliançar pessoas e organizações que constroem juntas esse fundamento do ser da infância. Fundamento em cima do qual o jovem e o adulto terão a liberdade de construir suas vidas conforme seus talentos, suas aptidões, seus valores.

Entendemos que a infância – da gestação ao parto humanizado, até aproximadamente 12 anos – é a fase essencial para esta construção. Pais, escolas, instituições, políticos, arquitetos e mídia, entre outros, são responsáveis para que este edifício da vida não caia nem desmorone sem atingir a sua meta.

Quais seriam os “materiais” para essa construção, os “tijolos”, a “areia”, a “água”, o “cimento”? É justamente isto que chamamos de ABCD: aprender, brincar, comer, dormir.

A CRIANÇA DORME, COME, BRINCA E APRENDE!

Na primeira infância, o brincar é o eixo vital da criança. Brincar com materiais naturais, em tempo livre e espaço inspirador, onde sua fantasia desabroche. Panos, pedras, conchas, madeiras, garrafas, caixas – tudo pode dar asas ao poder de criação e transformação da criança. Seu nome já o expressa: criança-criador, cocriador do mundo. Com essa atividade criadora, a criança reencanta o mundo ao seu redor e nós, adultos, reaprendemos a nos maravilhar com a vida.

Mas para que isto possa se desenvolver precisamos de uma base física: o comer e o dormir. Alimentar-se com uma comida saudável, natural, preparada com afeto, dentro de um ritmo e um ambiente o mais belo possível.

Precisa também dormir. É à noite, no sono, que as forças vitais se recuperam. Criança precisa dormir, e bastante! Será que a noite não teria também algo a mais, além da recuperação da vitalidade? Quem sabe os sonhos possam revigorar a alma da criança, se ela atravessar com calma – com um conto, com voz humana, um verso, uma oração – esse portal para o desconhecido, o inconsciente, o mundo espiritual?

Sabemos que, infelizmente, na infância nem sempre tudo isto acontece. A criança não tem espaço, não tem tempo, a alimentação é artificial e o sono é perturbado por imagens de terror. Doenças como depressão e esclerose precoce, hiperatividade e tantas outras evitáveis, perturbam o desenvolvimento do ser humano. Sem falar das crianças vítimas de guerra, acidentes e terremotos! A Pedagogia da Emergência, por incrível que pareça, se baseia nesses quatro eixos, colocando a criança de novo no fluxo da sua vida.

Conscientizarmo-nos sobre estes efeitos nocivos é nossa tarefa de re-encantamento da vida; reencantemos juntos o olhar para esta criação tão maravilhosa!

Ilusão? Não. O futuro está em nossas mãos. O brincar encanta o lugar, a criança encanta o mundo!

*Ute Creamer é pedagoga Waldorf, educadora comunitária e uma das fundadoras da Aliança pela Infância e da Associação Monte Azul

Sobre a Semana Mundial do Brincar (SMB) – A Semana Mundial do Brincar (SMB), promovida pela Aliança pela Infância em seus 32 núcleos brasileiros, acontece de 22 e 28 de maio com o objetivo de difundir a importância da prática do brincar. Idealizado em 2009, o evento ocorre durante a semana do Dia Mundial do Brincar, celebrado no dia 28 do mês. Neste ano, a sétima  edição da SMB terá como tema “O brincar que encanta o lugar” e conta com parceria estratégica da organização Terre des Hommes e apoio oficial da Omo em sua campanha #livreparadescobrir.

Além das atividades lúdicas, durante a SMB também são realizadas rodas de conversas, palestras e mobilizações para fomentar reflexões sobre o brincar na infância. Várias organizações também se engajaram na SMB 2016 e promovem atividades. O SESC terá uma programação especial para a SMB em todo estado de São Paulo.

Toda programação oferecida pela Semana Mundial do Brincar é gratuita e está disponível no site da Aliança pela Infância (www.aliancapelainfancia.org.br) e no blog da Semana Mundial do Brincar (www.aliancapelainfancia.org.br/smb).

Em 2015, cerca de 200 mil pessoas participaram da SMB em todas as regiões do Brasil. Foram realizadas atividades em 178 municípios de 23 Estados brasileiros.

Sobre a Aliança pela Infância: A Aliança pela Infância é um movimento pelo respeito à essência da criança e ao seu tempo. A organização atua para inspirar e oferecer experiências sobre o ABCD da Infância – aprender, brincar, comer e dormir – como alicerce de uma vida plena e cheia de encantamento.

Para isso, atua em rede, com seus núcleos e com a sociedade civil organizada, buscando produzir e disseminar conhecimentos, compartilhar saberes e vivências, articular, sensibilizar e mobilizar as pessoas em torno das causas da infância.

Na Semana Mundial do Brincar seu papel é articular parcerias, pautar as discussões e atividades e dar estímulos conceituais e de conteúdo para que organizações, gestão pública e pessoas possam desenvolver atividades de brincar em todo o Brasil nesse período, de modo que estas se tornem também mais frequentes ao longo do ano.

No Comments

There are not comments on this post yet. Be the first one!

Post your Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright - 2020 - Fantaccini Comunicação