Busca
Semana Mundial do Brincar tem programação ampla em São Paulo

Mobilização, promovida pela Aliança pela Infância, acontece de 22 a 28 de maio e tem como tema “O Brincar que Encanta o Lugar”

Espaços culturais e educativos do Estado de São Paulo estão divulgando suas agendas para a Semana Mundial do Brincar (SMB), que acontece de 22 a 28 de maio. A programação inclui brincadeiras, palestras, debates e mobilizações.  Promovida pela Aliança pela Infância, a SMB busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e este ano tem como tema “O Brincar que Encanta o Lugar”.

Diversos espaços da capital paulista estão realizando ações durante a SMB. Museus, organizações sociais, escolas, empresas e coletivos de cultura se mobilizaram para oferecer atividades para crianças, jovens e adultos. Outros destaques da programação estão disponíveis no site da Aliança pela Infância: www.aliancapelainfancia.org.br/smb.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Evento “Criança e a Cidade: seu direito ao Brincar e à Arte”
24 de maio | Auditório do MuBE | das 9h às 17h | Inscrições: cursos@mube.art.br

Especialistas discutem temas ligados à infância e ao livre brincar no ambiente urbano. Temas como saúde, cultura e educação na era digital também são destaques da programação. O encontro se encerra com atividades lúdicas para crianças e adultos na área externa do museu.

Feira de trocas
28 de maio | MAM – Parque Ibirapuera | das 10às 12h | Informações: educativo@mam.org.br 
O educativo do MAM (Museu de Arte Moderna) promove um encontro para troca de brinquedos novos e usados. A atividade é gratuita, mas as vagas são limitadas. A distribuição de senhas começa 30 minutos antes da ação.

“Tocação” de histórias 
24 e 25/05 de maio | das 9 às 11H30 e das 14H às 16H30 | Ginásio do SESC Bom Retiro
Celebrando uma programação temática sobre a cultura africana da unidade do Bom Retiro, o SESC promove esta brincadeira que mostra como sentir a música e ouvir o corpo visitando a mitologia dos orixás. Com Ana Carolina Toledo e Jacqueline Novaes.

Bloquinho do Brincar
24 e 27 de maio |das 11 às 15h | Praça do SESC Pinheiros

Uma atividade de resgate de brincadeiras tradicionais. Atividades que encantam crianças de todas as gerações: corda, perna de pau, amarelinha, futebol de botão, pião, bambolê e bolinha de gude.

1º Painel da Infância e da Ludicidade
23 de maio | 14 às 18h | Espaço Alana no Jardim Pantanal (Rua Erva do Sereno, 642)
O encontro reunirá especialistas e a população em geral para discutir a importância do brincar. Na abertura será exibição do filme “Território do Brincar”. Na sequência, os presentes participarão de debate e atividades de vivência e construção de brinquedos.

Sobre a Semana Mundial do Brincar (SMB) – A Semana Mundial do Brincar (SMB), promovida pela Aliança pela Infância conta com o engajamento de seus 32 núcleos brasileiros com o objetivo de difundir a importância do brincar. Realizado desde 2009, o evento é uma extensão do Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio. Neste ano, a SMB conta com a parceria institucional da organização Terre des Hommes e o apoio oficial de OMO, em seu movimento #LivreParaDescobrir.

Além das atividades lúdicas, durante a SMB também são realizadas rodas de conversas, palestras e mobilizações para fomentar reflexões sobre o brincar na infância. Várias organizações já se engajaram na SMB 2016 e promoverão atividades. O SESC terá uma programação especial em todo estado de São Paulo.

No site da Aliança pela Infância (www.aliancapelainfancia.org.br) é possível conferir alguns destaques de programação. Em 2015, cerca de 200 mil pessoas participaram da SMB em todas as regiões do Brasil. Foram realizadas atividades em 178 municípios de 23 Estados brasileiros.

Sobre a Aliança pela Infância – Trata-se de um movimento pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância. A organização atua para inspirar e oferecer experiências, por meio de produção e disseminação de conhecimentos, compartilhamento de saberes e por vivências significativas que valorizem o ABCD da Infância – aprender, brincar, comer e dormir – como base de uma vida plena e cheia de encantamento. Para isso, atua em rede, com seus núcleos, com pessoas e com a sociedade civil organizada. Na Semana Mundial do Brincar, seu papel é articular parcerias, pautar as discussões e atividades e dar estímulos conceituais e de conteúdo para que organizações, gestão pública e pessoas possam desenvolver atividades de brincar em todo o Brasil nesse período, de modo que estas se tornem também mais frequentes ao longo do ano. Curta a página da Aliança pela Infância no Facebook e acompanhe as novidades sobre a SMB 2016: www.facebook.com/aliancapelainfancia.

Sobre a iniciativa “Se Sujar Faz Bem” – É uma causa promovida por OMO, marca líder no mercado brasileiro de detergentes pós e líquidos da Unilever, disponível em mais de 78 países sob as marcas OMO, Persil, Skip e Via. Juntas, as marcas “Se Sujar Faz Bem” são a quarta marca mais consumida no mundo, com uma filosofia única na categoria de lavanderia. Acreditamos que se sujar faz bem: as crianças precisam de brincadeiras que lhes permitam explorar e experimentar em abundância, sair e se sujar, porque são essenciais para que descubram, aprendam e se desenvolvam de forma saudável. Em parceria com pais, educadores e especialistas em desenvolvimento infantil, estamos investigando as melhores maneiras de estimular as crianças a brincar, explorar e se sujar todos os dias, para que possam descobrir, aprender e se desenvolver em todo o seu potencial. O Conselho Consultivo “Se Sujar Faz Bem” é um grupo de especialistas que aconselha a causa “Se Sujar Faz Bem”. Globalmente, inclui Sir Ken Robinson, Dr Stuart Brown e representantes dos parceiros OMO. No Brasil, por meio do movimento #LivreParaDescobrir, OMO conta com a plataforma www.SeSujarFazBem.com.br, com a consultoria de Priscila Cruz e Vital Didonet, além das parcerias com Slow Kids e Aliança Pela Infância, na Semana Mundial do Brincar.

No Comments

There are not comments on this post yet. Be the first one!

Post your Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright - 2020 - Fantaccini Comunicação