Exposição O Criador e Sua Obra, de Enrique Lipszyc, é prorrogada para até dia 30 de setembro

Obras inéditas do fundador da Panamericana Escola de Arte e Design celebram os 60 anos da instituição

Com sucesso de visitações – 1300 pessoas já passaram por ela  – a exposição O Criador e Sua Obra foi prorrogada para o dia 30 de setembro. A exposição reúne telas e desenhos produzidos por Enrique Lipszyc, fundador da Panamericana Escola de Arte e Design. A exposição das obras até então inéditas ao público celebra os 60 anos da instituição, marcada como referência na valorização e estímulo da profissionalização da criatividade brasileira. 

Desenhista voraz, pintor cauteloso e professor dedicado, Enrique Lipszyc (1932-2020) nunca expressou vontade de expor suas obras. Mas isso mudou em 2019, quando em uma conversa com seu filho, Alex Lipszyc, atual presidente da Panamericana e curador da exposição junto com Massimo Picchi, mostrou desejo em apresentá-las.  

Para a exposição, os curadores jogam luz sobre um tema predominante no trabalho de Lipszyc – o mito de Adão e Eva. Sob uma ótica que extrapola os muros erguidos pelo viés da religião, o artista expressou o caráter primordial desses dois personagens, seus comportamentos que o diferenciavam dos outros animais e que definiram permanentemente a existência humana.

Por ser um assunto recorrente em todo o trabalho de Enrique Lipszyc, os curadores precisaram fazer um recorte temporal para a exposição. “Enrique trabalhou nesse tema por toda a sua vida nas artes e seria impossível expor todas as obras, que chegam a ser centenas”, comenta Massimo Picchi, ex-diretor geral da Panamericana. Ao estudarem todo o acervo, eles observaram que os últimos anos expressam um artista mais consciente de seu ofício e seu estilo. “De 2012 até 2020, há uma consciência palpável, um domínio pleno de sua identidade como artista”, enfatiza Picchi.

Serviço

Exposição O Criador e Sua Obra, por Enrique Lipszyc – Panamericana 60 Anos 

Onde – Panamericana Escola de Arte e Design – Avenida Angélica, 1900 – São Paulo

Quando – até 30 de setembro

Horário de visitação em julho – segunda a sexta das 9h às 20h e aos sábados das 9h às 12h (Domingos e feriados não abre)

Entrada gratuita

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.