Mais pelado e polêmico que nunca, o naked dress está de volta como tendência para o verão 2024

Enquanto é inverno por aqui, o verão está a todo vapor no hemisfério norte. Para além da nossa vontade de nos banhar de sol, isso também nos oferece uma olhadinha no que serão as principais tendências do próximo verão por aqui também. Isto porque o que as celebridades – sejam as nossas brasileiras que passam férias de verão por lá ou as famosas internacionais – nos dão uma dica do que vamos usar na estação mais quente do ano, daqui a alguns meses. A boa notícia é que há tempo de sobra para se preparar. 

Uma das tendências preferidas dessa temporada do verão europeu no hemisfério norte tem sido o naked dress. A peça é essencialmente caracterizada por ser em vestido que mostra muito o corpo, como implica a tradução literal (“vestido nu”). Nesse caso, a transparência é o ponto chave, os naked dressesnormalmente são feitos de tule, transparente ou semi-transparente e, muitas vezes, com recortes ou estampas estratégicos – que escondem e revelam pontos do corpo de quem os veste.

O icônico Naked Dress de Kate Moss — Foto: Getty

Como não lembrar do icônico vestido transparente que usou uma jovem Kate Moss, em 1993, com apenas 19 anos. Na época, ela não entendeu o porquê de todo o fuzuê em torno dela no tapete vermelho, mas anos depois, revelou que não sabia que o vestido era tão transparente, o que foi apareceu apenas sob os flashes das lentes dos fotógrafos. Mas, na verdade, quem realmente chocou e provocou o mundo com a primeira iteração contemporânea do naked dress foi Marilyn Monroe, em 1962. A estrela usou um vestido super revelador de Jean Louis para cantar “Happy Birthday, Mr. President” para John. F. Kennedy. Além do vestido ser extremamente provocativo para a época, o momento foi ainda mais marcante pelos rumores de um caso entre Monroe e Kennedy. Isso mesmo, o polêmico modelo que foi utilizado novamente – e estragado, ou não – por Kim Kardashian durante o Met Gala de 2022.

Kim Kardashian usa vestido de Marilyn Monroe no Met Gala 2022 (Foto: Getty Images) — Foto: Vogue

Jane Birkin — Foto: Getty Images

Rihanna no CFDA de 2014 — Foto: Getty Images

Historicamente o naked dress foi salpicado por polêmicas – afinal, o corpo feminino, especialmente nu, parece sempre ter sido assunto de opiniões alheias. Agora, enquanto ele apareça mais nu do que nunca, o corpo feminino parece causar menos incômodo aos olhos julgadores, pelo menos da maioria. O novo modelo de vestido nu que tem ganhado as graças da moda e das celebridades é uma criação de Jean Paul Gaultier. O vestido em tule transparente faz parte da coleção de prêt-à-porter Les Marins da marca, e traz a clássica técnica de Trompe L’oeil, isto, é, ilusão de ótica, da marca com a inspiração náutica, que também faz parte do DNA da JPG. Desde então, o vestido e suas variações foi reinterpretado por diversos designers convidados para as coleções de alta-costura da Jean Paul Gaultier, mas esse modelo permanece o queridinho das celebridades. Alguns dos nomes que já foram vistos com o modelo incluem Megan Fox – que utilizou o modelo em laranja da peça -, Anitta e Rafa Kalimann, com o clássico em preto e branco.

Megan Fox — Foto: Reprodução/Instagram

Mas não para – e nem começa – por aí. Os modelos de naked dress com transparência e ilusão de ótica da Jean Paul Gaultier estão em alta: sejam novos modelos, como as reinterpretações de Glenn Martens, queridinho de Bella Hadid, e Olivier Rousteing – usado por Kourtney Kardashian – para a Jean Paul Gaultier; ou peças vintage da marca – como o modelo Venus de Milo da coleção de verão 1999 da marca, usado por Kendall Jenner. Por aqui, quem também usou modelos nus da marca foram Jojo Toddynho e Vitória Strada.

Jojo Toddynho para Jean Paul Gaultier — Foto: Divulgação

Com informações da Revista Vogue.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.