Atualmente, pode-se dizer que Barbara Millicent é a pessoa mais famosa do mundo. Talvez você não a conheça pelo seu nome, mas com certeza reconhece o seu apelido: “Barbie”. Com a estreia do filme, dirigido por Greta Gerwig e estrelado e produzido por Margot Robbie, só se fala nela. Desde o anúncio do longa (e o surgimento dos primeiros spoilers), o Barbiecore tomou o street style e a internet de supetão, e se consolidou como uma das tendências mais fortes do último ano. Seja pelos looks usados por Robbie (inspirados na boneca) ou pelas inúmeras colaborações de roupas lançadas, a moda está vivendo um sério caso de amor com a boneca.
Barbie Noite Encantada — Foto: Reprodução/Ebay
Que Barbie é um ícone fashion, você já sabe. Mas você conhece o nome por trás de seu estilo? Quando a boneca foi lançada em 1959, ela possuía apenas 22 looks. O sucesso veio rápido, e ela logo precisou de uma estilista para incrementar o seu guarda-roupas. Carol Spencer, hoje com 90 anos, desenhava roupas para crianças e foi contratada pela Mattel em 1963, para vestir a Barbie.
Spencer nasceu em Minneapolis, em 1932, se formou no ensino médio em 1950 e estudou no Colégio de Artes e Design de Minneapolis. Na época, haviam ainda poucas possibilidades de empregabilidade para as mulheres. Ela se mudou para Nova York em 1955 e estagiou na revista Mademoiselle, ao lado de Joan Didion. Sete anos mais tarde, se candidatou para a vaga da Mattel e atravessou o país, desembarcando em Los Angeles, para ser a estilista da Barbie. Spencer exerceu esse cargo por 35 anos – até hoje, sua estilista mais longeva. Foi ela a responsável pelas inúmeras transformações da boneca, de modelo a astronauta e médica, até se aposentar em 1998.
Até 1995, a Mattel não creditava os estilistas nas embalagens das bonecas, mas Carol se recorda de todas as suas criações. Ela possui uma coleção de mais de 500 Barbies, 400 delas apenas em sua sala de jantar. Além disso, ela é a única pessoa que tem seu nome assinado nas costas de um dos modelos da boneca: a Barbie Jubileu de Ouro, de 1996, sua favorita.
Antes do anúncio do filme, Spencer lançou o livro ‘Dressing Barbie’, que conta a história de seus anos vestindo a boneca, um compilado com fotos históricas, looks vintage e relatos pessoais da estilista. O que não mudou neste tempo todo? O inegável status de Barbie como um ícone fashion.
Dressing Barbie — Foto: Reprodução Amazon
Fonte: Revista Vogue